google-site-verification: googled7257398dba650b7.html

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

As 10 frutas mais saudáveis do mundo

Nos últimos tempos tem-se falado muito sobre alimentação saudável. É sabido há milhares de anos que os alimentos como frutas e verduras conseguem suprir nossas necessidades diárias de vitaminas e minerais, proporcionando uma vida saudável e a prevenção de inúmeras doenças como câncer, diabetes, doenças cardíacas e degenerativas.


As frutas estão entre os alimentos mais nutritivos, pois conseguem proporcionar tudo o que o organismo necessita sem causar efeitos colaterias como ganho de peso. Todos sabem que para perder peso e manter a saúde do corpo as frutas devem sempre estar presente na dieta. 

Mas quais são as frutas mais saudáveis? Todas elas são saudáveis comparadas com produtos industrializados, porém algumas possuem mais substâncias benéficas para o nosso corpo do que outras. Veja aqui uma lista das frutas mais saudáveis do mundo!

O Damasco possui muito betacaroteno, que sendo transformado em vitamina A pelo nosso organismo,  ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, principalmente os de pele. O damasco seco é um antioxidante que ajuda a prevenir problemas de intestino. Também possui quantidades significativas de boro, potássio e ferro.

Abacate

O abacate possui ácido oléico, uma gordura insaturada que ajuda na redução do colesterol ruim (LDL) e a aumentar os níveis de colesterol bom (HDL). Porém deve ser consumido com moderação por ter alta quantidade de calorias. Também possui vitamina C, ferro e cálcio.

Framboesa

A Framboesa possui grande quantidade de vitamina C e fibras, que ajudam baixar os níveis de colesterol e doenças cardíacas. Também possui vitamina A, B1 e B5.

Tomate

Para quem não sabe, tomate é uma fruta, por mais que a gente o coma como salada. Ele é rico em licopeno, uma substância funcional que ajuda a prevenir câncer de próstata, de bexiga, estômago e cólon, por se tratar de um potente antioxidante. Também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e na diminuição do colesterol ruim. Além disso também é rico em vitaminas A e B, fósforo, cálcio e potássio.

Uva

As uvas são ótimas fontes de energia, pois possuem em sua composição grande quantidade de carboidratos e vitaminas do complexo C e B. Ela ajuda melhorando o funcionamento dos rins, é eficaz contra enfermidades do intestino, abdome, fígado e também estimula as funções cardíacas.
Mesmo quando consumidas em formas de passas, são também uma ótima fonte de ferro que auxilia no transporte de oxigênio no sangue, além de ser eficaz contra tosses crônicas e desinterias.

Figo

Os figos são uma fonte de potássio, fibras e também vitamina B6, que ajuda na produção de serotonina, reduz o colesterol e diminui a retenção de líquidos. Ainda é energético, pois possui também cálcio, cobre, potássio, magnésio e sódio na sua composição.

Limão

Os limões possuem boa quantidade de vitamina C, bioflavonóides e ácido cítrico, e por isso é uma ótimo remédio para a cura do escorbuto, além de ser eficaz contra estresse, fadiga, dor de cabeça, alergias e até alguns tipos de câncer.

Maçã

As maçãs possuem altas quantidades de vitamina C, E e do complexo B além de fibras e potássio. Elas atuam fazendo uma proteção na mucosa digestiva, também regulam o sistema nervoso, previnem problemas de pele e fadiga mental. Não bastando tudo isso a maçã também ajuda no tratamento de reumatismo, gota e artrite e ainda a diminuir a taxa de colesterol no sangue.

Manga

As mangas tem altas taxas de betacaroteno, carboidratos, vitaminas do complexo B, cálcio, potássio, fósforo, ferro e vitamina C. É excelente para combater a acidez estomacal, é expectorante, ajuda na purificação do sangue e é diurética.

Melão

Os melões possuem alto teor de betacaroteno, vitamina C e do complexo B. Ainda tem fibras, fósforo, cálcio, enxofre, cobre, ferro e potássio, por causa desse último elemento ele é indicado para cardíacos que precisam tomar remédios diuréticos, para quem está com hepatite, cálculos e cirrose hepática. É benéfico no tratamento de reumatismo, prisão de ventre, é calmante, fortificante e anticoagulante. Nas mulheres ele ajuda na normalização da menstruação e melhora a circulação.
Essa é apenas uma pequena relação dos benefícios que o consumo regular de algumas frutas trazem para nosso organismo. Vale lembrar que uma alimentação saudável em conjunto com a prática de exercícios físicos proporcionam uma melhor qualidade de vida e maior longevidade com o corpo e mente em ótimas condições e livre de doenças.

Fonte:

Régis de Sá

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Emagreça 4 kg tomando leite antes de dormir

Emagreça 4 kg tomando leite antes de dormir

O leite reduz a fome noturna e ainda ajuda a queimar mais calorias durante a noite. Veja como emagrecer 4 kg em 1 mês tomando a bebida antes de dormir


Antes de começar essa dieta, converse com seu médico. o consumo de leite não é recomendado para quem sofre de intolerância à lactose!
Para quem vive em pé de guerra com a balança, uma notícia ótima: pesquisadores descobriram que o leite é uma eficiente arma contra a gordura! A bebida é rica em proteínas que ajudam na diminuição do apetite.

E tem mais: o leite contém leucina, um aminoácido que ajuda na perda de peso. "Ela age no organismo e ajuda na construção dos músculos e na queima de gorduras", explica a nutricionista Catarina Stocco, de Curitiba (PR).

Enquanto dormimos, o processo de crescimento muscular acelera e força o corpo a queimar calorias. Então, basta tomar um copo de leite antes de dormir para ir para cama sem fome e ainda emagrecer!

Sugestão de cardápio

Segunda-feira

· Café da manhã: 1 xícara de café com leite + 1 fatia de pão integral com 1 colher (chá) de azeite + 1 pera

· Lanche: 1 iogurte desnatado + 1 col. (sopa) de aveia

· Almoço: Salada de folhas verdes à vontade + 1 tomate temperado com sal, limão e 1 colher (sopa) de azeite + 1 prato (sobremesa) de couve refogada + 1 colher (de servir) de arroz + 1 concha de feijão + 100 g bife grelhado + 30 g de chocolate com 90% de cacau

· Lanche: 1 xícara de salada de frutas + 2 colheres (sopa) de aveia

· Jantar: Salada de folhas verdes e tomate à vontade + 100 g de frango grelhado

· Ceia: 1 xícara de leite desnatado

Terça-feira

· Café da manhã: 1 xícara (chá) de granola sem açúcar + 1 pote de iogurte desnatado + 1 banana-prata picada

· Lanche: 1 iogurte de morango light

· Almoço: Salada de folhas verdes à vontade temperada com sal, limão e 1 colher (sopa) de azeite + 1 prato (sobremesa) de brócolis cozido + 1 col. (de servir) de arroz + 1 concha de feijão + 2 fatias de lombinho de porco assado + 1 ameixa

· Lanche: 1 copo de água de coco + 1 maçã

· Jantar: Salada de folhas verdes e tomate à vontade + 1 omelete feito com 2 ovos + 1 fatia de ricota

· Ceia: 1 xícara de leite desnatado com achocolatado light

Procure trocar sempre o pão branco pelo pão integral
Quarta-feira

· Café da manhã: 1 fatia de pão integral + 1 xícara de café com leite e adoçante + 1 fatia de queijo minas + 1 fatia de melão

· Lanche: 2 Polenguinhos® light

· Almoço: Salada de folhas verdes à vontade + 1 cenoura ralada temperadas com sal, limão e 1 colher (sopa) de azeite + 1 prato (sobremesa) de couve-flor cozida + 1 colher (de servir) de arroz + 1 concha de feijão branco + 100 g de filé de peixe grelhado + 1 fatia de abacaxi

· Lanche: 1 iogurte desnatado

· Jantar: Salada de folhas verdes à vontade + 1 fatia de carne assada + 1 ameixa vermelha

· Ceia: 1 xícara de leite desnatado

Quinta-feira

· Café da manhã: 1 copo de leite desnatado + 1 fatia de mamão + 2 colheres (sopa) de aveia batidos no liquidificador

· Lanche: 1 xícara de leite com achocolatado light

· Almoço: Salada de folhas verdes à vontade + 1 tomate temperados com sal, limão e 1 colher (sopa) de azeite + 1 berinjela assada com tomate e queijo minas + 1 concha de feijão + 100 g de bife grelhado + 4 morangos

· Lanche: 1 copo de leite desnatado + 1 banana batidos no liquidificador

· Jantar: Salada de folhas verdes à vontade + 1 fatia de queijo minas + 2 ovos cozidos

· Ceia: 1 xícara de leite desnatado

Sexta-feira

· Café da manhã: 1 fatia de pão integral + 1 xícara de café com leite + 1 fatia média de queijo minas + 1 copo de suco de maracujá

· Lanche: 1 copo de leite desnatado +1 fatia de mamão + 1 colher (sopa) de aveia batidos no liquidificador

· Almoço: Salada de folhas verdes à vontade + 1 tomate + 1 fatia de queijo minas temperados com sal, limão e 1 colher (sopa) de azeite + 1 prato (sobremesa) de couve refogada + 1 colher (de servir) de arroz + 100 g de bife grelhado + 1 fatia de queijo minas + 1 pêssego

· Lanche: 1 Polenguinho® + 1 torrada

· Jantar: 1 prato de sopa com legumes variados (chuchu, abobrinha, brocólis, cenoura, repolho couve-flor, tomate)

· Ceia: 1 xícara de leite desnatado

Salda verde cai sempre muito bem no almoço
Sábado

· Café da manhã: 1 xícara de café com leite + 2 torradas integrais com 2 fatias de ricota + 1 cacho de uvas

· Lanche: 1 barra de cereal

· Almoço: Salada de folhas verdes à vontade + 1 fatia de ricota + 1 tomate temperados com sal, limão e 1 colher (sopa) de azeite + 1 prato (sobremesa) de abobrinha refogada + 1 colher (de servir) de arroz + 100 g de frango grelhado + 1 laranja

· Lanche: 1 iogurte de frutas light

· Jantar: Sanduíche com pão sírio + folhas verdes + 1 tomate + 1 fatia de ricota + 1 colher (sopa) de azeite + 1 copo de suco de uva

· Ceia: 1 xícara de leite desnatado com achocolatado light

Domingo

· Café da manhã: 1 iogurte + 2 colheres (sopa) de aveia em flocos + 1 fatia de mamão

· Lanche: 1 xícara de leite desnatado

· Almoço: Salada de folhas verdes à vontade + 1 fatia de queijo minas temperados com sal, limão e 1 colher (sopa) de azeite + 100 g de frango assado + 4 colheres (sopa) de arroz + 1 fatia de abacaxi

· Lanche: 1 iogurte desnatado + 1 barra de cereal com castanhas

· Jantar: 1 prato de lasanha de abobrinha com ricota (coloque num pirex fatias de abobrinha, tomate, cebola e ricota em camadas, azeite e orégano e asse por 40 minutos)

· Ceia: 1 xícara de leite desnatado
http://mdemulher.abril.com.br

Veja Também:


50 Receitas Para Emagrecer De Vez

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Por que adotar um bichinho de estimação faz tão bem à saúde?

Por que adotar um bichinho de estimação faz 

tão bem à saúde?


Está pensando em adotar um gatinho ou cãozinho? Saiba que a companhia dos bichos traz inúmeros benefícios à saúde




Está comprovado: a companhia dos bichos atenua problemas físicos e psicológicos. Este assunto seriamente foi debatido em 2009 na conferência da International Society for Anthrozoology and Human-Interaction, que aconteceu em Kansas, nos Estados Unidos.
Os especialistas mostraram pesquisas sobre os benefícios dessa convivência para o organismo humano. Há redução da hipertensão, da obesidade, da ansiedade e da depressão.
"O afeto estimula o cérebro a produzir substâncias ligadas ao bem-estar, como as endorfinas e a serotonina, que relaxam o corpo", justifica o psiquiatra Alexandre Saadeh, do Hospital das Clínicas de São Paulo. "E ao levar um animal para passear a pessoa perde peso e melhora sua condição cardiovascular", completa.
Dicas para você fortalecer o vínculo com o seu amigo bicho:
1. Reserve um tempo no seu dia para se dedicar exclusivamente a esse amigo. Alimente-o, converse com ele, faça carinho e dê banho você mesmo. Essas experiências são valiosas.
2. Aproveite para praticar atividade física e se divertir durante os passeios. Faça caminhadas em seu bairro, nos parques ou praças. E permita que, nos intervalos, seu animal interaja com outras pessoas e animais.
3. Estimule a curiosidade dele. Invente brincadeiras engraçadas e prazerosas que entretenham a ambos.

10 dicas que transformam seu quintal numa festa para os pássaros

10 dicas que transformam seu quintal numa 

festa para os pássaros


Transforme seu quintal com comedouros e saiba quais são as árvores que atraem os pássaros



Aprenda 10 dicas conquistar os pássaros com um comedouro!
1. Instale a bandeja do comedouro em altura suficiente para que não possa ser acessada por intrusos como cães, gatos e outros.
2. Escolha um local próximo a uma árvore para que os pássaros tenham sombra e um ponto de abrigo.
3. Água, arroz, migalhas de pão, sementes e frutas podem fazer parte do cardápio. Abacate, mamão, banana e goiaba estão entre as frutas mais apreciadas.
4. Uma vez iniciada, a prática de oferecer alimentos não deve ser interrompida abruptamente. Principalmente nas cidades, os visitantes se acostumam com o alimento fácil à disposição e podem sofrer com a falta.
5. Higienizar bem o comedouro e eventuais recipientes é muito importante. As garrafinhas com água e açúcar para beija-flores exigem atenção especial. É preciso lavá-las semanalmente com água e cloro, além de trocar a água todos os dias.
6. Ter um quintal ou mesmo um canteiro já é o suficiente para plantar uma árvore frutífera que vai atrair os pássaros. Pitangueira, abacateiro, goiabeira, ameixeira e amoreira são algumas boas opções.
7. Mesmo a varanda de um apartamento pode ser um espaço propício para a visita de pássaros. A dica é ter um arbusto frutífero ou florífero em um vaso.
8. Beija-flores gostam de espécies floríferas como escova-de-garrafa, grevílea-anã, ipê e sanquésia, por exemplo.
9. Uma grevílea-anã em flor corresponde ao mesmo que uma garrafinha de água com açúcar por dia. Generosa, ela floresce quase o ano todo.
10. A arborização de parques, avenidas e jardins públicos pode ser feita com espécies que atraem os pássaros. Cada um pode influenciar no destino da vizinhança e do bairro para transformar a cidade em um ambiente mais amigo dos pássaros.

Algumas árvores frutíferas e as espécies de pássaros que elas atraem:
Acerola: atrai sanhaços, saíras, sabiás
Abacateiro: atrai sabiás, sanhaços, jacus, pica-paus
Amoreira: atrai sabiás, sanhaços, bem-te-vis, saíras
Bananeira: atrai tico-ticos, sanhaços, sabiás, saíras
Cajueiro: atrai sabiás, sanhaços, saíras, periquitos, papagaios
Caquizeiro: atrai saíras, sabiás, bem-te-vis
Figueira: atrai tucanos, periquitos, jacus tico-ticos, tangarás
Gabirobeira: atrai sanhaços, sabiás, saíras
Goiabeira: atrai periquitos, sanhaços, sabiás, tiés, saíras
Jabuticabeira: atrai periquitos, sanhaços, saíras, sabiás
Mamoeiro: atrai tucanos, sabiás, sanhaços, pica-paus
Pitangueira: atrai sabiás, bem-te-vis, jacus, saíras, arapongas

domingo, 9 de outubro de 2011

Aumente as Defesas de Seu Organismo

Unha-de-gato


Efeitos contra a dengue

Uma pesquisa da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) mostra que a planta unha-de-gato, típica da Amazônia, pode servir como matéria-prima para um remédio destinado a controlar os efeitos da dengue. O estudo indicou que o medicamento poderá evitar complicações em razão da doença, como pressão baixa e hemorragia.
Os resultados ainda são preliminares e, de acordo com as coordenadoras da pesquisa, um remédio só seria viável "em anos". Mas é a primeira vez, segundo a Fiocruz, que se detecta a possibilidade de evitar as complicações da doença.
A biomédica Claire Kubelka, a bióloga Sônia Reis e a química Ligia Valente analisaram a reação in vitro de monócitos (células de defesa do corpo) contaminados com o vírus da dengue com substâncias extraídas da planta unha-de-gato (Uncaria tomentosa).
A solução inibiu a produção excessiva de citocinas (proteínas de resposta inflamatória do organismo), que pode gerar queda brusca na pressão e hemorragias --as principais causas de morte por dengue. "O objetivo do tratamento seria modular [regular] a resposta imunológica, diminuir a resposta exacerbada [na produção de citocinas]", diz Kubelka.
A unha-de-gato já é usada na produção de antiinflamatórios, consumidos principalmente por quem tem artrite. Kubelka afirma que é possível descobrir que o remédio existente também serve para a dengue --mas só após mais testes.
"A imunomodulação muitas vezes inibe alguma parte do sistema imunológico, mas pode exacerbar outro. Para algumas doenças, ela pode ser benéfica, mas, para outras, pode ser prejudicial. Eventualmente poderá ser usado o mesmo remédio para duas patologias diferentes, mas isso precisa ser muito estudado", afirmou ela. Segundo Valente, a planta está em risco de extinção por causa da ação de extrativistas, interessados em suas propriedades medicinais. A espécie, no entanto, não está na lista oficial do Ibama da flora ameaçada.
Unha de gato: Anti-inflamatório no combate 
de diversas doenças
"Unha-de-gato não apresenta os mesmos efeitos colaterais dos antiinflamatórios alopáticos e, ao mesmo tempo, melhora a imunidade"A unha-de-gato (Uncaria tomentosa)
 é uma planta nativa da Amazônia, que 
se desenvolve na forma de um vigoroso 
arbusto (quando cresce isolada fora da mata, pode chegar a 5 m de altura),
 pouco ramificada, com ramos
 trepadores, espinhos em forma de 
gancho em cada axila foliar, ou seja, situados logo abaixo de onde nascem
 as folhas (localizadas opostas umas 
das outras), que podem medir cerca de
 5 a 10 cm de comprimento, e flores branco-amareladas.
Na América tropical, existem cerca de 50 espécies deste gênero, 
sendo a uncaria tomentosa e a guianensis as mais conhecidas. Como
 é nativa da América do Sul, também pode ser encontrada nas
 florestas do Peru, Venezuela e Bolívia. Acredita-se que os indígenas
 do Peru já a conheciam há pelo menos 2 mil anos. Os indígenas da
 Amazônia utilizam a unha-de-gato como antiinflamatório no 
combate de diversas doenças, tais como: asma, artrite, reumatismo, 
úlceras gástricas, dores nos ossos, câncer, ferimentos profundos, 
inflamação urinária etc. O fato de esta planta ser amplamente utilizada há muito tempo e com êxito pelas populações indígenas no combate de diversas enfermidades logo despertou o interesse dos pesquisadores e cientistas.

Na década de 1960, a uncaria tomentosa teve o primeiro registro sobre suas propriedades medicinais. Em 1994, durante uma conferência realizada na Suíça, a unha-de-gato recebeu o reconhecimento oficial da “Organização Mundial da Saúde” como planta medicinal. Nas últimas décadas, esta planta vem sendo alvo de pesquisas e estudos científicos em várias partes do mundo, como na Alemanha, onde foram realizados importantes estudos pelo Ministério da Saúde. Nos Estados Unidos, vem sendo utilizada para melhorar as defesas imunológicas e, conseqüentemente, no combate das doenças infecciosas (virais e bacterianas), AIDS, herpes (simples e zoster) e câncer.
Constituintes
• Alcalóides oxindólicos (presentes nas raízes e cascas; diversos estudos apontam para a sua propriedade de estimular o sistema imunológico em até 50%).

• Glicosídeos do ácido quinóvico (que tornam a unha-de-gato uma das plantas com maior poder antiinflamatório; esses glicosídeos são capazes de combater processos inflamatórios em até 69%).

• Outros alcalóides (estudos farmacológicos demonstraram também atividade vasodilatadora e hipotensiva).
Propriedades farmacológicas
• Antialérgicas.

• Antiinflamatórias (a unha-de-gato não apresenta os mesmos efeitos colaterais dos antiinflamatórios alopáticos e, ao mesmo tempo, melhora a imunidade, o que significa uma vantagem relevante).

• Antitumorais e inibidoras da carcinogênese.

• Cicatrizantes.

• Antibacterianas e antivirais.
Indicações
• A unha-de-gato atua como um efetivo antiinflamatório e, por isso, é indicada no combate de processos inflamatórios articulares, como osteoartrite e reumatismo (artrite reumatóide).

• Nas infecções decorrentes da debilidade do sistema imunológico, pois os princípios ativos da planta melhoram a imunidade.

• AIDS.

• Alergias (asma e febre do feno).


• Doenças gastroduodenais (úlceras gástricas e duodenais).

• Enfermidades virais (agudas e crônicas).

• Doenças tumoraes e neoplásicas (a unha-de-gato pode ser empregada como terapia coadjuvante para amenizar os efeitos colaterais da radioterapia e quimioterapia).
Contra-indicações
• Gravidez e lactação.

• Pacientes transplantados, devido à possibilidade de causar rejeição.

• Pacientes portadores de leucemia, que estão aguardando transplante de medula.

A automedicação é um hábito muito perigoso. Segundo a “Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)”, estima-se que, no Brasil, essa prática seja responsável por cerca de 30% dos casos de intoxicação. Além desse problema, utilizar medicamentos por conta própria pode causar dependência, efeitos colaterais graves, reações alérgicas e até morte; por isso, é preciso combater a automedicação e somente fazer uso de remédios e medicamentos sob a orientação e a prescrição de um profissional da área de saúde, no consultório.


Echinacea


Echinacea é um género botânico pertencente à família Asteraceae
consituído por nove espécies.
A equinácea é uma planta originária da América do Norte
à qual
 são atribuídas propriedades imunoestimulantes que promovem 
os mecanismos de defesa do organismo. O extrato de equinácea é 
usado em tratamento complementar de infecções respiratórias, gripes, resfriado, faringite, rinite e sinusite.
Sua propriedades medicinais são antibacteriana, antibiótico, antiviral, antisséptica, anti-inflamatória, antimicrobiana, imunoestimulante, fortificante.
Universidade de Connecticut
Depois de considerar os elementos de 14 estudos prévios sobre o uso da equinácia, pesquisadores da Escola Farmacêutica da Universidade de Connecticut, Estados Unidos, concluíram que o consumo da planta pode atenuar as chances de desenvolver resfriado comum, em mais de 58% dos casos. O estudo, divulgado na revista científica The Lance Infectious Diseases, alega, além disso, que a equinácia auxiliaria reduzir em até quatro dias a duração do resfriado. Prudentes, os pesquisadores afirmam que outros estudos em larga escala ainda são indispensáveis para admitir o uso da planta para prevenção e tratamento do resfriado comum.
O interesse do estudo da equinácia não é novidade, pois se trata do fitoterápico, mais frequente na Europa e nos Estados Unidos, como preventivo para gripes e resfriados. Os índios americanos foram os precursores na utilização da planta.
A planta da equinácia é abundante, arbustiva, chegando a aproximadamente de 60 cm de altura, na maioria das vezes. Parece-se com uma toupeira das margaridas. As folhas são lanceoladas, grosseiras e opostas. As flores apresentam-se com pétalas brancas ou rosadas e núcleo amarelo.
Um dos resultados mais extraordinários da equinácia é a estimulação da fagocitose. Esse acontecimento é responsável pela identificação e eliminação de estruturas invasoras. A planta, apresentada como capaz de aumentar a capacidade de resposta do sistema imunológico, é útil para todos os tipos de infecções: bacterianas, virais e por fungos.

A equinácea e a popstar



Figuras em contínua exposição na mídia têm grande poder nas mãos: são criadoras de comportamentos e inspiram milhares de pessoas a segui-los.


Tanto podem ser negativos quanto positivos e quando são da última espécie, temos que comemorar, pois há uma quantidade bem maior de maus exemplos veiculados pela televisão, expostos nas páginas dos jornais e revistas e disseminados pelos filmes.

Madonna conseguiu popularizar o uso da equinácea, bastando para isso ter incluído o chá feito com essa planta na sua lista de exigências no hotel onde hospedou-se na sua recente tour brasileira.

O artigo foi publicado em ZH Dominical (18/01/09).

Ela caiu nas graças de Madonna e ganhou fama no mundo inteiro.
A equinácea, muito utilizada pelos índios norte-americanos, combate o resfriado e ajuda na regeneração dos tecidos

De resfriado a herpes labial, a equinácea estimula a ação das células de defesa e a regeneração dos tecidos. Embora seja velha conhecida do mundo científico, que já propagou algumas de suas propriedades, tornou-se popular desde a notícia de que Madonna é adepta da planta. Na passagem pelo Brasil, a cantora incluiu em sua lista de exigências para o Hotel Copacabana Palace o chá de equinácea todos os dias. Se a equinácea ainda não tinha virado moda, chegou a sua vez.

O que pouco se comenta é que os índios americanos já usavam praticamente todas as partes da planta para diversas finalidades: faziam infusão para tratar picadas de inseto e mordidas de cobras venenosas. Também fumavam a equinácea para o alívio de dores de cabeça e mascavam a raiz para combater a dor de dente.

No meio acadêmico, em 2007, uma pesquisa da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, indicou a planta para a prevenção do resfriado. Segundo o estudo, ela reduz em até quatro vezes o tempo de duração da gripe. Quando combinada à vitamina C, as chances de desenvolvimento do resfriado caem em até 86%. Além disso, a raiz é recomendada no tratamento de queimaduras e ferimentos, devido à sua ação bacteriana.

De acordo com a farmacêutica Laila Espíndola, da Universidade de Brasília, por ser nativa da América do Norte, é difícil encontrá-la no Brasil. Apesar disso, devido às diversas propriedades benéficas ao organismo, cientistas estão atentos ao seu princípio ativo. O consumidor brasileiro pode achar com maior facilidade as cápsulas, feitas a partir da raiz ou das partes altas da planta, colhidas durante a primavera."



Mas para muitos a equinácea não é nenhuma novidade, principalmente para quem costuma usar métodos alternativos na cura e manutenção da saúde.


Em uma das minhas comunidades do orkut, a MÃES NATUREZA, há muito tempo o uso e as qualidades da equinácea são indicados como uma forma natural de estimular o sistema imunológico, principalmente para evitar gripes e resfriados.


Transcrevo algumas informações que postei por lá:

Muitos me perguntam sobre o uso da equinácea, a dosagem, para que serve, como comprar etc. Então, fiz esse resumão que espero tire as dúvidas sobre o assunto.

A equinácea é uma planta com ação anti-inflamatória e anti-bacteriana, que reforça o sistema imunológico, aumenta a produção de glóbulos brancos, os responsáveis por atacar infecções.
Existe sob várias formas, em gotas (tintura), comprimidos, pastilhas para chupar, cápsulas e chás.
Na minha experiência, utilizei a tintura e as cápsulas e a única diferença notada foi que as cápsulas são mais práticas para carregar e tomar.
É importante que sejam compradas numa FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO IDÔNEA, pois como hoje existem farmácias em todo o canto para o qual se olha, como teremos certeza da qualidade do produto, já que elas brotam como pipoca em panela quente?

Quanto ao tempo de uso: na prevenção, tomar por uma semana (7 dias), com intervalo de 1 semana e retomando novamente o ciclo. Deve-se fazer intervalos, pois existem estudos que demonstram que a sua eficiência diminui se for em uso prolongado, e ao interromper, pode-se alternar com outras plantas nesse intervalo (ou a própolis).
Caso já estejam doentes: o uso não deve ultrapassar os 7 dias, podendo fazer uma pausa de 2 dias e retomar, ou até os sintomas estarem eliminados, mas deve manter por mais 2 dias o uso da erva, para não haver recaídas; após os sintomas desaparecerem é sugerido retomar após 1 semana, com as dosagens de prevenção.

BÊBES COM MENOS DE 6 MESES NÃO DEVEM TOMAR, POIS A MAIOR PROTEÇÃO PARA ELES É O LEITE MATERNO.

DOSAGENS:

Na forma de TINTURA - crianças até 4 anos - 3 gotas uma vez ao dia (na prevenção) e se já estiverem doentes, 3 x ao dia. Pode diluir na água ou no suco, melhor se dado em jejum.
Crianças maiores: 8 gotas - 1 x ao dia, na prevenção - 3 x ao dia, se doentes.

Na forma de CÁPSULAS OU COMPRIMIDOS:

Como preventivo:
Crianças de 6 meses a 3 anos - 250mg 1 vez por dia (ou 125mg 2 x dia)
Crianças dos 4 aos 12 anos - 500mg 1 x dia (ou 250mg 2x dia)
Adolescentes e adultos - entre 500 a 1000mg 1 ou 2 x dia

Em caso de já estar doente:
Crianças de 6 meses a 3 anos - 250mg 3 vez por dia (ou 125mg 4 x dia)
Crianças dos 4 aos 12 anos - 500mg 3 x dia (ou 250mg 4 x dia)
Adolescentes e adultos - 1000mg 2 x dia

NÃO ESQUECENDO da importância da ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA, pois não adianta usar substâncias para agilizar o sistema imunológico e, ao mesmo tempo, ingerir toxinas que ajudam a criar um anbiente favorável para a instalação das bactérias e vírus.
É como dar dois passos para a frente e logo depois, dar dois passos para trás...
O processo de manter o equilíbrio envolve vários elementos e há várias ferramentas, que juntas, podem auxiliar nessa manutenção.

Régis de Sá

Aumente as Defesas do Seu organismo

Echinacea purpurea Maxima

Echinacea
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Echinacea é um género botânico pertencente à família Asteraceae, consituído por nove espécies.
A equinácea é uma planta originária da América do Norte, à qual são atribuídas propriedades imunoestimulantes que promovem os mecanismos de defesa do organismo. O extrato de equinácea é usado em tratamento complementar de infecções respiratórias, gripes, resfriado, faringite, rinite e sinusite.
Sua propriedades medicinais são antibacteriana, antibiótico, antiviral, antisséptica, anti-inflamatória, antimicrobiana, imunoestimulante, fortificante.
[editar]Universidade de Connecticut
Depois de considerar os elementos de 14 estudos prévios sobre o uso da equinácia, pesquisadores da Escola Farmacêutica da Universidade de Connecticut, Estados Unidos, concluíram que o consumo da planta pode atenuar as chances de desenvolver resfriado comum, em mais de 58% dos casos. O estudo, divulgado na revista científica The Lance Infectious Diseases, alega, além disso, que a equinácia auxiliaria reduzir em até quatro dias a duração do resfriado. Prudentes, os pesquisadores afirmam que outros estudos em larga escala ainda são indispensáveis para admitir o uso da planta para prevenção e tratamento do resfriado comum.
O interesse do estudo da equinácia não é novidade, pois se trata do fitoterápico, mais frequente na Europa e nos Estados Unidos, como preventivo para gripes e resfriados. Os índios americanos foram os precursores na utilização da planta.
A planta da equinácia é abundante, arbustiva, chegando a aproximadamente de 60 cm de altura, na maioria das vezes. Parece-se com uma toupeira das margaridas. As folhas são lanceoladas, grosseiras e opostas. As flores apresentam-se com pétalas brancas ou rosadas e núcleo amarelo.
Um dos resultados mais extraordinários da equinácia é a estimulação da fagocitose. Esse acontecimento é responsável pela identificação e eliminação de estruturas invasoras. A planta, apresentada como capaz de aumentar a capacidade de resposta do sistema imunológico, é útil para todos os tipos de infecções: bacterianas, virais e por fungos.

Unha-de-gato

unha-de-gato (Uncaria tomentosa) é uma planta nativa da Amazônia e que, segundos estudos publicados no início de 2009, pode ser utilizada para medicamentos contra a dengue.[1]

Efeitos contra a dengue

Uma pesquisa da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) mostra que a planta unha-de-gato, típica da Amazônia, pode servir como matéria-prima para um remédio destinado a controlar os efeitos da dengue. O estudo indicou que o medicamento poderá evitar complicações em razão da doença, como pressão baixa e hemorragia.
Os resultados ainda são preliminares e, de acordo com as coordenadoras da pesquisa, um remédio só seria viável "em anos". Mas é a primeira vez, segundo a Fiocruz, que se detecta a possibilidade de evitar as complicações da doença.
A biomédica Claire Kubelka, a bióloga Sônia Reis e a química Ligia Valente analisaram a reação in vitro de monócitos (células de defesa do corpo) contaminados com o vírus da dengue com substâncias extraídas da planta unha-de-gato (Uncaria tomentosa).
A solução inibiu a produção excessiva de citocinas (proteínas de resposta inflamatória do organismo), que pode gerar queda brusca na pressão e hemorragias --as principais causas de morte por dengue. "O objetivo do tratamento seria modular [regular] a resposta imunológica, diminuir a resposta exacerbada [na produção de citocinas]", diz Kubelka.
A unha-de-gato já é usada na produção de antiinflamatórios, consumidos principalmente por quem tem artrite. Kubelka afirma que é possível descobrir que o remédio existente também serve para a dengue --mas só após mais testes.
"A imunomodulação muitas vezes inibe alguma parte do sistema imunológico, mas pode exacerbar outro. Para algumas doenças, ela pode ser benéfica, mas, para outras, pode ser prejudicial. Eventualmente poderá ser usado o mesmo remédio para duas patologias diferentes, mas isso precisa ser muito estudado", afirmou ela. Segundo Valente, a planta está em risco de extinção por causa da ação de extrativistas, interessados em suas propriedades medicinais. A espécie, no entanto, não está na lista oficial do Ibama da flora ameaçada.

ALIMENTOS QUE FORTALECEM O SISTEMA IMUNOLÓGICO
 
Desde o momento que nascemos estamos expostos a bactérias, vírus, fungos e outras substâncias estranhas que podem agredir nosso organismo, atacando-o a qualquer momento. Entretanto, para combater esses inimigos nosso corpo está equipado, dispondo do que chamamos de sistema imunológico, ou seja, um "exército" de células específicas que estão sempre alertas e prontas para defendê-lo de agentes estranhos.
Contudo, esse sistema pode muitas vezes ficar fragilizado, debilitado, e quando isso acontece nós nos tornamos suscetíveis a todos os agentes estranhos já citados, que tendem a provocar resfriados, gripes ou outras doenças mais sérias, como infecções generalizadas e até mesmo o câncer.
Entre os fatores que podem acarretar prejuízos para o sistema imunológico destacamos o estresse físico, ambientais (por exemplo, a poluição), emocionais (por exemplo a depressão) e a alimentação desequilibrada, que é a mais importante.
Sistema Imunológico
A função do sistema imunológico consiste em reconhecer cada um dos tecidos, células, proteínas do organismo para distingui-las de uma ampla variedade de agentes patogênicos e substâncias estranhas. Neste processo, os linfócitos T, células pequenas que fazem parte dos glóbulos brancos sangüíneos (também conhecidos como leucócitos), têm grande importância.
Durante o desenvolvimento fetal, o sistema imunológico "aprende" a distinguir as substâncias próprias do organismo; com isso mantém desativados os linfócitos T que reagiram diante das mesmas. Mas quando um agente estranho, como por exemplo, uma bactéria, invade nosso corpo, essas células são ativadas com o objetivo de defender nosso organismo dos possíveis prejuízos que a bactéria causará. É por isso que os linfócitos são freqüentes em áreas de inflamação crônica, pois eles estão ali para exercerem sua função imunológica. E é por isso que num exame de sangue, a taxa alterada dessas células pode indicar que algo vai mal com nosso sistema imunológico.
Uma concentração anormal, maior que o valor de referência pode indicar, por exemplo, infecção. Já no caso de indivíduos infectados pelo vírus da AIDS, a destruição da função desses linfócitos pelo vírus resulta numa deficiência imunológica e conseqüente vulnerabilidade a infecções oportunistas potencialmente fatais.
Os alimentos que mantêm o sistema imunológico em dia
Um indivíduo bem nutrido, que se alimenta de frutas, verduras, legumes e grãos está muito mais bem preparado para enfrentar gripes, infecções e outras doenças do que um indivíduo mal nutrido, cujo cardápio é rico em alimentos gordurosos, processados e com excesso de açúcar. Isto porque as vitaminas e minerais que potencializam as nossas defesas orgânicas estão presentes em grande quantidade nas frutas, grãos e hortaliças em geral.
As principais vitaminas e minerais que atuam fortalecendo nosso sistema imunológico são as vitaminas A, C, E e ácido fólico e os minerais zinco e selênio. A seguir mostraremos quais são as principais funções imunológicas de cada um desses nutrientes e em quais alimentos são mais encontrados.
Vitamina A - Essa vitamina apresenta um papel muito importante na manutenção da integridade das membranas mucosas. Por isso, a sua deficiência no nosso organismo provoca uma redução do número de linfócitos T circulantes, aumentando a probabilidade de infecções bacterianas, virais ou parasitárias. Os alimentos considerados ricos nessa vitamina são: cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão.
Vitamina C - Essa vitamina antioxidante estimula a resistência às infecções através da atividade imunológica de leucócitos. Ela aumenta a produção dessas células de defesa, que tem efeito direto sobre bactérias e vírus, elevando a resistência a infecções. Acerola, frutas cítricas (limão, laranja, lima), kiwi, caju, tomates e vegetais folhosos crus são fontes excelentes. Morangos, repolho e pimentão verde são boas fontes. Mas não se esqueça: a vitamina C é facilmente destruída pela luz e pelo calor. Um suco de laranja com acerolas, por exemplo, deve ser consumido imediatamente após preparo para que não haja grande perda da vitamina C.
Vitamina E - Essa vitamina tem a capacidade de interagir com as vitaminas A e C e com o mineral selênio, agindo como antioxidante. Sua função primordial é proteger as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e os temerosos radicais livres que são liberados em qualquer reação química do organismo e podem causar sérios danos às estruturas das células, detonando o processo de envelhecimento e desencadeamento de algumas formas de carcinogênese. Alimentos ricos em vitamina E são o germe de trigo (fonte mais importante), óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema, vegetais folhosos e legumes.
Ácido fólico - Essa vitamina é essencial para a formação dos leucócitos (glóbulos brancos) na medula óssea. Alimentos ricos em ácido fólico são fígado, feijões e vegetais folhosos verde escuros (brócolis, couve, espinafre).
Zinco - Esse mineral atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos. Uma deficiência de zinco resulta em diversas doenças imunológicas; a deficiência grave causa linfopenia (grande diminuição do número de linfócitos). Fontes alimentares importantes de zinco são as carnes, peixes (incluindo ostras e crustáceos), aves e leite. Cereais integrais, feijões e nozes são também boas fontes.
Selênio - Assim como a vitamina E, esse mineral possui grande capacidade antioxidante, ou seja, neutraliza a ação dos radicais livres (formados devido à ação dos raios solares, poluição, fumaça de cigarro, entre outros) no nosso corpo, retardando o processo de envelhecimento e evitando o desencadeamento de algumas formas de câncer. Castanha do Pará, alimentos marinhos, fígado, carne e aves são os alimentos mais ricos em selênio.

Veja agora alguns dos alimentos que apresentam propriedades benéficas para seu sistema imunológico.
Iogurte e leite fermentado - Também conhecidos como pro- bióticos eles possuem microorganismos vivos que recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico

Alho - Excelente agente antibacteria- no, além de possuir substâncias que previnem o câncer gástrico e doenças cardiovasculares.
Acerola - Fruta riquíssima em vitamina C(30 a 50 vezes mais que a laranja). Essa vitamina age na reconstituição dos leucócitos em períodos de queda de resistência

Gengibre - Excelente alimento que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico