google-site-verification: googled7257398dba650b7.html

sábado, 13 de julho de 2013

Dicas para melhorar a memória


Dicas para melhorar a memória

cada vez mais fraca e começamos a esquecer algumas coisas simples e fatos corriqueiros do dia a dia. Para que isso não ocorra alguns exercícios e dicas são essenciais em seu dia a dia.

Confira algumas fomas de como melhorar a memória e evitar amnésia.

Exercícios e dicas para trabalhar a memória

Descanse bem

O cansaço cerebral leva a grandes lapsos de memória. O ideal é dormir 8 horas por noite e tirar 5 minutos de descanso no trabalho ou no estudo a cada uma hora completada. Férias uma vez ao ano também é algo essencial.

Evite o cigarro e o álcool

A longo prazo o tabagismo pode acarretar em problemas cognitivos e o álcool pode levar à diminuição do tamanho do cérebro e quadros graves de esquecimento.

Diga não ao comodismo

Busque sempre fazer coisas novas. Mude os caminhos pelos quais passa, exercite a mão que geralmente você não usa, aprenda uma nova língua ou a tocar um instrumento musical. Tudo isso traz prazer ao seu dia a dia e exercita o cérebro deixando sempre em alta.

Consuma alimentos ricos em Ômega 3
Os alimentos ricos em Ômega-3, além de auxiliar o funcionamento do coração, pois é um dos alimentos que podem diminuir o colesterol no sangue; também ajuda na manutenção da memória.

Pratique atividades físicas e respiratórias

As físicas ativam a circulação sanguínea, oxigenando o cérebro. Já as respiratórias, como praticar meditação, diminuem a ansiedade e fazem com que você raciocine melhor.

Desenhe

Isso mesmo! Para realizar qualquer tipo de arte é preciso se concentrar no objeto ou no momento em que se irá retratar para ser fiel aos detalhes. Assim, além de observar melhor as coisas, você ainda forçará a memória para se lembrar de cada detalhe.

Converse consigo mesmo

Parece estranho, mas ouvindo você mesmo falar, fica mais fácil recordar de certas situações. Por exemplo, a cada vez que fechar a porta de casa, comente consigo: “Pronto. Já fechei a porta de casa”. Isso o ajudará a lembrar do fato.
Seguindo essas dicas, temos certeza de que a saúde cerebral e a memória ficaram sempre em dia.






Régis de Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário