google-site-verification: googled7257398dba650b7.html

domingo, 18 de setembro de 2016

Remédios naturais para a afonia e disfonia


Um truque para desinflamar as cordas vocais consiste em segurar a língua com os dedos e fazer alongamentos para fora, em todas as direções, durante alguns segundos.

A afonia (perda total da voz) e a disfonia (perda parcial da voz, com variações no tom, volume e qualidade), são problemas muito frequentes que costumam ocorrer por abuso ou mau uso vocal.
Repassaremos as causas que as provocam e os diferentes remédios naturais e dicas simples que podem nos ajudar a recuperar a voz.
– Falar mais alto que o normal
– Inalar fumaças de fumos e cigarros ou outros gases irritantes;
– Ingerir produtos tóxicos ou irritantes;
– Tosse ou pigarro;
– Cantar com técnicas inadequadas;
– Lesão nas cordas vocais (nódulos ou pólipos);
– Doenças do aparato respiratório;
– Temperaturas extremas (ingestão de bebidas muito geladas ou muito quentes, temperaturas exteriores baixas, etc.);
– Mau uso da respiração (por exemplo, respirar pela boca durante a noite)
– Questões emocionais e nervosas.
Se a afonia dura mais de 3 ou 4 dias, é recomendado consultar um otorrinolaringologista para que realiza um exame visual da laringe e descarte outras causas.
Uma vez identificada a causa, seguindo o tratamento indicado pelo médico, podemos também recorrer a algumas dicas que ajudarão a melhorar o problema com mais rapidez. Além de eliminar tudo aquilo que possa agravar a inflamação (cigarro, álcool, etc.) tentaremos fazer com que a região do pescoço receba calor, especialmente protegendo-a em épocas frias.

A seguir apresentaremos alguns alimentos e suplementos naturais que ajudarão com o problema. As pessoas que devem fazer um uso especial da voz diariamente (professores, oradores, cantores, locutores…) deveriam seguir as mesmas dicas.

Remédios naturais

O gengibre é uma raiz muito recomendada para o cuidado com as cordas vocais. Pode ser consumido fresco, em infusões ou ainda desidratado. Também podemos aplicar sobre o pescoço algumas gotas de óleo essencial de gengibre (diluído em um pouco de óleo de amêndoas).

Xarope antibacteriano de cebola e açúcar mascavo: fervemos duas cebolas com meio litro de água durante 20 minutos. No líquido que restar adicionaremos duas ou três colheres de açúcar mascavo. Tomaremos goles durante todo o dia.
Infusão de tomilho: o tomilho possui inúmeras propriedades e nesse caso será muito útil se preparado como infusão, junto com o suco de meio limão e adoçado com mel. também podemos realizar gargarejos.
Própolis: este antibiótico natural deve ser tomado com água bem quente durante todo o dia.
Infusão de sálvia e tanchagem: estas duas plantas são ricas em mucilagem, um tipo de fibra solúvel com ação emoliente e reparadora das mucosas. Deve-se preparar uma infusão para tomar e fazer gargarejos.
Mistura de azeite de oliva, mel e limão: misturaremos uma colher de chá de azeite de oliva (prensado a frio), uma de suco de limão e duas de mel e tomaremos 1 colher de sopa 4 vezes ao dia, até notar melhoras.
Agrimônia: uma planta excelente que suaviza a voz e melhora a garganta. Deve ser tomada ou em extrato ou como infusão. Também é possível fazer gargarejos.
Regaliz (ou alcaçuz): esta raiz ajuda a expectorar e desinflamar as vias respiratórias. Deve ser tomada como infusão (tem que ferver durante um bom tempo as raízes mais grossas) ou em pastilhas naturais que podem ser encontradas em herbolários. O alcaçuz não é recomendado para pessoas que sofram de hipertensão arterial.

Estiramento das cordas vocais

Um exercício curioso e surpreendente que nos permitirá desinflamar as cordas vocais com grande rapidez consiste em agarrar a língua (com um pano limpo) e tirara-la suavemente para fora, depois move-la rapidamente em todas as direções.
Realizar o exercício durante alguns segundos e repetir duas ou três vezes. Ainda que a sensação seja estranha, enquanto realizamos o exercício, e após, perceberemos uma melhora.

Homeopatia

Os remédios homeopáticos ajudarão a potencializar os efeitos dos remédios naturais rapidamente.
– Para pessoas que abusaram excessivamente da voz: Argentum Metallicum ou Rhus Tox;
– Para quem perdeu a voz depois de gritar: arnica;
– Para quem além de apresentar afonia ou disfonia também sente dor na região:Causticum;
– Depois de um discurso ao ar livre, com contíbuas mudanças do tom ao falar: Arum Triphillum;
– Afonia produzida por frio e umidade: Dulcamara;
– Afonia produzida por frio sem umidade: Causticum
– Afonia de origem nervosa: Geslenium.
Após escolher o tipo de medicamento, dissolveremos 3 grãos debaixo da língua três vezes ao dia, separados de qualquer comida, bebida e sabores fortes e mentolados.

Recomendamos consultar um naturopata antes de realizar qualquer tratamento natural.
Fonte: Melhor Com Saúde

Régis de Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário